Contato

Palestra: “Fazer Ciência, Divulgar Ciência: dois desafios” - 17/01/2018 (RJ)


 

Ciência às Seis e Meia - Janeiro
“Fazer Ciência, Divulgar Ciência: dois desafios” com Henrique Lins de Barros, pesquisador titular do CBPF

.: Dia 17 de Janeiro às 18h30 :.

Local: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ - Salão Centro Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) - Avenida Rui Barbosa, 762 – Flamengo

Desde seu início, o Ciência às Seis e Meia tem indo e vindo em suas temporadas. Sem atividade desde 2013, a atual gestão da SBPC/RJ, secretariado pelo professor Leandro Lobo, irá retomar as palestras para o ano de 2018.

O ano começa com a palestra do pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Henrique Lins de Barros, no dia 17 de janeiro no Fórum de Ciência e Cultura/UFRJ. Com o título de sua apresentação “Fazer Ciência, Divulgar Ciência: dois desafios”, o prof. Henrique irá abordar a atual situação da ciência no Brasil e o papel da divulgação científica em tempos de cortes.

“No ano em que a SBPC estará comemorando os seus 70 anos, falar sobre a prática científica e sua divulgação é oportuno. Na apresentação veremos que o Brasil tem uma significativa participação no cenário mundial com a publicação de um bom número de trabalhos e contribuições científicas. E que vários programas de divulgação de ciência são realizados. Mas a penetração na sociedade muitas vezes esbarra com a dificuldade da linguagem a ser adotada.

Um exemplo que pretendo usar é o de Santos Dumont, nome conhecido por grande parte das pessoas, mas ainda não compreendida sua contribuição para o século XX”, nos antecipa o professor Henrique.

O Ciência às Seis e Meia ocorre toda primeira quarta-feira do mês de forma gratuita. Porém, excepcionalmente em janeiro, irá acontecer no dia 17 de janeiro.

Esperamos todos vocês para discutírmos boa ciência em janeiro!

O Ciência às Seis e Meia é organizado pela SBPC - RJ e SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Conta ainda com o apoio do Fórum de Ciência e Cultura e o portal de divulgação científica A Ciência Explica.

Site da SBPC: http://portal.sbpcnet.org.br/

Página da SBPC no Facebook: https://www.facebook.com/SBPCRJ/

Página do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/2177783795782232/