Contato

Fundação

Ver a ata de fundação (original está na sede)

 

A primeira reunião realizada por um grupo de jovens geocientistas, em São Paulo, com o objetivo de criar uma sociedade científica de geologia, aconteceu em 6 de maio de 1945. Dela participaram: Josué Camargo Mendes, Rui Ribeiro Franco, José Setzer Gutmans, Plínio de Lima, Fernando Flávio Marques de Almeida, Jesuino Felicíssimo Junior, Jordano Maniero, William Gerson Rolim de Camargo e Ruy Osório de Freitas. A sociedade nascia de uma dissidência da Associação dos Geógrafos Brasileiros, no momento em que sua Diretoria decidiu enquadrar os geocientistas não geógrafos na categoria de sócios colaboradores, sem os mesmos direitos dos sócios efetivos.

Durante o ano de 1945, como conseqüência dessa reunião, duas circulares foram expedidas para geocientistas, engenheiros de minas e professores de geologia do pais. Em 27 de dezembro, foi então formalizada a criação da Sociedade. Nessa ocasião, foram escolhidos os primeiros 5 sócios efetivos, aos quais se juntariam mais 20, antes da eleição da primeira Diretoria, que viria a ocorrer 4 meses depois. O nome da sociedade, que até hoje é mantido, foi também decidido nesse dia. Era o mesmo nome de uma sociedade criada no Rio de Janeiro em 1940, mas que não chegou a se constituir formalmente.

Até a eleição da primeira Diretoria, Josué Camargo Mendes, o mais jovem do grupo (26) ficou respondendo pela Sociedade Brasileira de Geologia, acumulando as funções de Secretário e Tesoureiro. No Rio de Janeiro, o Prof. Josué conseguiu o apoio da comunidade de geocientistas ali existente bem como autorização para uso do nome. Em abril de 1946, foi formalmente eleita e empossada a primeira Diretoria, que era assim constituída:

Primeira Diretoria da Sociedade Brasileira de Geologia:

  • Presidente: Djalma Guimarães
  • Vice-Presidentes: Luciano Jacques de Moraes e Octávio Barbosa
  • Secretário: Fernando Flávio Marques de Almeida
  • Tesoureiro: Josué Camargo Mendes
  • Diretor de Publicações: Rui Ribeiro Franco