Contato

Georroteiros

O patrimônio geológico faz parte da riqueza natural do nosso planeta. Ele é constituído por localidades-chave para a demonstração de aspectos e estágios do desenvolvimento geológico de uma região. Esses pontos de interesse geológico compõem um grande museu a céu aberto. Sua preservação e conservação resultam na manutenção desse patrimônio natural e sua destruição implica na perda da Memória da Terra, deixando as futuras gerações impossibilitadas de conhecer localidades especiais para a observação e estudo dos processos geológicos da história e evolução do planeta.

A geoconservação tem como objetivo implementar estratégias de conservação do patrimônio geológico, dentre elas a divulgação à sociedade. Com esse intuito, elaboramos um espaço para que os núcleos da SBG possam disponibilizar roteiros de excursões de congressos, simpósios, pontos notáveis de artigos científicos, dissertações e teses, além de aulas de campo dos diversos cursos de graduação em Geologia das universidades brasileiras. Esses georroteiros estão em arquivos kmz/kml, para que sejam facilmente visualizados no aplicativo gratuito Google Earth. Cada um deles possui uma explicação geral de seu conteúdo, bem como cada ponto contém uma descrição das feições geológicas notáveis que devem ser observadas naquela localidade.

Três georroteiros já estão prontos! Um deles foi produzido pelo Núcleo Paraná e os outros dois pelo Núcleo Minas Gerais. Dessa forma, cada georroteiro poderá ser usado como suporte para atividades didáticas de Geologia e também pela sociedade em geral em atividades de geoturismo.

 

O produzido pelo Núcleo Paraná, é composto por 12 arquivos kmz (Faça o donwload do arquivo).

 

O Georroteiro do Quadrilátero Ferrífero apresenta 21 Geossítios na região, todos com um breve relato histórico e geológico, além de informações sobre acesso, valor científico, fotos e o link do cadastro do geossítio. O mesmo foi elaborado utilizando o Google My Maps. Clicando na unidade, há uma breve descrição dos litotipos da mesma (Clique na imagem e acesse o Mapa Interativo). 
 
Para maiores informações acesse o Texto Base em PDF.

 

Georroteiro pelo centro-oeste de Minas Gerais, de Belo Horizonte até
Araguari, Indicado pelos Profs. Hildor José Seer, Lucia Castanheira de Moraes,
Alexandre Uhlein e Gabriel Uhlein
.
 
Para maiores informações acesse: Texto Base em PDF

 

Para que a história geológica do nosso país possa ser preservada, recomendamos que a retirada de amostras destes locais seja feita apenas para pesquisas. Se cada visitante decidir levar uma amostra de lembrança do local visitado, em pouco tempo as feições de interesse desaparecerão. 

 

Caso queira levar uma lembrança do afloramento visitado, tire muitas fotos !