Contato

Realizações

Sociedade Brasileira de Geologia – SBG: desde 1946

A SBG é dividida em 10 núcleos regionais e promove, além dos congressos e simpósios, palestras, mesas-redondas, cursos, entre outros eventos de divulgação científica, sendo os congressos realizados nos anos pares e os simpósios nos anos ímpares. Com mais de 3000 associados, a SBG é a maior entidade de Ciências da Terra no Brasil.

Até o presente, foram realizados 50 congressos e diversos simpósios nacionais e internacionais. Em 2024 será realizado o 51º CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, no Estado de Minas Gerais.

A principal publicação da SBG é a Revista Brasileira de Geociências - RBG, com 4 números anuais e que vem sendo editada desde 1971, em substituição ao extinto Boletim da SBG, editado desde 1952. A revista conta com um corpo editorial e consultivo formado por seleto grupo de especialista.

Em 2013 a RBG teve o nome alterado para BRAZILIAN JOURNAL OF GEOLOGY - BJG, agora com um plano agressivo de prosperidade focando novos indexadores, reconhecimento internacional e aumento do grau de impacto.