Contato

Boletim da Sociedade Brasileira de Geologia


 

        O Boletim da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) foi lançado em 1952, na época a SBG tinha como seu 6º presidente o professor Octávio Barbosa. O Boletim foi a primeira publicação essencialmente voltada para geologia no Brasil. Sua periodicidade se manteve até 1970 quando o então presidente Acyr Avila da Luz anunciou a substituição pela Revista Brasileira de Geociências.

        A qualidade, as descrições, a peculariedade e acima de tudo as certeiras (ou quase certeiras) interpretações chamam atenção em diversos artigos encampados por grandes nomes da geologia tais como Setembrino Petri, Sérgio Mezzalira, Fernando F. M. de Almeida, Viktor Leinz, Djalma Guimarães, Sérgio Estanislau do Amaral, Josué Camargo Mendes, José Moacyr Vianna Coutinho, dentre muitos outros.

        Como não deixar de ler artigos como: a primeira descrição de Clarkecaris no Permiano (1952), ou os Evaporitos Carboníferos do Amazonas (1958), ou ainda a descrição de um Condrito caído em Mafra (1965).

        Por isso, o objetivo principal da SBG em colocar toda a coleção à disposição da comunidade foi resgatar, valorizar e guardar para sempre essa história. Agora tudo digitalizado, indexado, e salvo em nossos servidores. 

        Cabe ressaltar que os termos técnicos, a forma de citação no sumário, as figuras de linguagem, normas gramaticais da época e padrões assumidos pela revista foram fielmente mantidos. Para a digitalização foi utilizado alta resolução (principalmente para os mapas) com o apoio incondicional da Biblioteca do Instituto de Geociências (USP).

        O conhecimento geológico, tal qual a base do conhecimento geológico brasileiro, deve ser valorizado e enaltecido o máximo quanto possível e nunca trancafiado em um armário para ninguém ver.


        Boa pesquisa!!

        Sociedade Brasileira de Geologia

           http://www.sbgeo.org.br/