Contato

Loja

Sobre Vivências

Juarez Fontana dos Santos

R$ 50.00

Descrição:

Reúne uma coletânea de memórias das variadas atividades desenvolvidas ao longo de uma carreira profissional que torna Juarez Fontana dos Santos um dos principais personagens da geologia brasileira, pela multiplicidade de projetos e descobertas importantes que conseguiu em sua trajetória de sucesso.

Três aspectos são fortes o suficiente para aprisionarem o leitor a mergulhar no livro: a variedade de assuntos, o fascínio de alguns personagens e a amplitude de onde aconteceram os fatos - pratica mente, pelo mundo afora!

Todavia, ele não se limitou apenas em desenvolver suas ati- vidades como profissional, mas trouxe para si as impressões mais singelas, ao mesmo tempo que marcantes, de tudo que se passava em seu entorno - e registrou-as em belas narrativas.

Este livro vai atrair seus leitores, desde os primórdios da cami- nhada de Juarez, quando ele encontra uma adivinha que consegue acertar a maior parte dos fatos que iriam ocorrer ao longo do seu trajeto e isto é um atributo que poucos podem contar em suas vidas.

Um dos aspectos que chama atenção nos contos é a capacidade do autor, ao mesmo tempo em que exercia suas tarefas, trazer para junto de si parceiros de trabalho que ficaram marcados em sua vida como verdadeiros heróis, como foram para ele os Mestres Chaban, o presbítero, e Adonaldo, o zagaieiro.

Igualmente, ele consegue captar e expressar, com maravilhosa sensibilidade, os dramas e as comédias humanas, como nas perso- nagens de Ritinha e Zé da Pinga, nos sertões brasileiros, bem como Mrs. Hua, lá na distante China.

 

Uma das características que se destaca neste livro é a habilidade do autor em observar e concluir a respeito de situações que vive, principalmente em terras estrangeiras, quando visitou e trabalhou nelas, o que deixa bem registrado em suas passagens pela China, África do Sul, Zâmbia e Abidjan.

Juarez é um desbravador, seja rompendo matos ou embre- nhando-se nos grotões deste Brasil, como em vários outros locais do mundo, mas principalmente pelos desafios que foi encarando pela vida afora, no sentido de conhecer, descobrir e realizar, uma variada série de projetos inovadores e instigantes. Num deles, ajudou a definir a coluna bioestratigráfica da plataforma continental brasileira, baseada em foraminíferos e nanofósseis. Em outro, delimitar e consolidar uma importante jazida de ouro em Cuiabá. Entre as várias narrativas que perfazem uma parte da obra do autor, ele acaba falando sobre vivências, as mais variadas possíveis. É uma das faces deste livro! A outra diz respeito a episódios que modelam o lado de “gato” do Juarez, na sua capacidade de escapar dos mais variados acidentes, muitos dos quais de extrema gravidade e que se safou com “mais uma vida”, a maioria das vezes... só com arranhões. Esta é a parte que trata de fato da sobrevivência aos

infortúnios pelos quais passou e escapou incólume!

Em resumo, é um livro instigante que vai atrair o leitor para que renove o seu prazer pelas passagens simples e gostosas que a vida a todos oferece - vivendo e sobrevivendo.

o autor

Juarez Fontana dos Santos é gaúcho de Antônio Prado, formado, graduado, mestrado e doutorado em conhecimentos das ciências geológicas, nas quais ainda trabalha, depois de 50 anos de atuação laboriosa e produtiva. De comportamento visionário e arrojado, desempenhou sua profissão por todos os quadrantes deste Brasil e fez várias incursões pelo exterior.

Ao longo de sua atuação como geólogo, desde seu início na Petrobras, prosseguindo pela Vale do Rio Doce e depois outras empresas, assim como pesquisador e professor universitário foi colecionando histórias e vivências muito interessantes que hoje compõem este livro, sua estreia nesta que se espera vir a ser uma promissora produção literária.

Compra: Para adquirir este item, entre em contato com a SBG:
sbgsede@sbgeo.org.br
Tel: +55 11 3812-6166