Contato

SBG apresenta Série de Cursos on-line “Agrogeologia: uma nova fronteira”


O Núcleo Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Geologia convida para a série de cursos Agrogeologia: uma nova fronteira – série de cursos online, que será ministrado por grandes especialistas: Éder Martins, Magda Bergman, Suzi Theodoro, Hideraldo Coelho, Andrea Sander, Fábio Andrade, Antonio Zamunér e Paula Machado, com participação de David Manning. Muitos desses pesquisadores e pesquisadoras compõem o Grupo de Trabalho de Normatização do Uso de Pó de Rocha para a Agricultura, que resultou na inserção de remineralizadores como insumo para cultivo, na Lei de fertilizantes, em 2013.

Esta série de quatro cursos, que ao todo performará 64h de aprendizado, será oferecida na plataforma Zoom às sextas e aos sábados, de modo espaçado, onde cada curso terá uma temática diferente relacionada à Agrogeologia, com o objetivo de uniformizar a linguagem, esclarecer conceitos e dúvidas, e finalmente, integrar áreas de interface em torno do tema. O curso foi estruturado em blocos de exposições temáticas intercalados com blocos de perguntas, para favorecer a interação e troca de dúvidas e experiências.

Essa também é uma oportunidade para se preparar para as trocas de experiências e novidades que virão no IV Congresso Brasileiro de Rochagem, a realizar-se em formato virtual em novembro de 2021.

Valores e pré-inscrições por cada curso:

Como pode perceber, a intenção da série de cursos é levar conteúdo de qualidade ao máximo de pessoas. Portanto, para oferecer um valor de inscrição em conta, o ideal é compensar com uma turma cheia e bem diversa, ambiente ideal para networking e conhecimento integrado. Aproveite essa chance!

 

Se interessou pela nossa série de cursos? CLIQUE AQUI E PREENCHA O FORMULÁRIO PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO. Enviaremos e-mail com confirmação de pagamento e plano de ensino do curso. 

Para a viabilidade do curso, cada turma tem capacidade mínima de 120 inscritos, e capacidade máxima de 300 inscritos. Garanta sua vaga!

 

Comissão Organizadora

Essa é uma parceria da Sociedade Brasileira de Geologia com o Grupo de Trabalho de Normatização do Uso de Pó de Rocha para a Agricultura, realizada através da SBG – Núcleo Centro-Oeste com a Comissão Organizadora do IV Congresso Brasileiro de Rochagem.

Carlos Roberto Candeiro (SBG/Núcleo Centro-Oeste)

Elisa Soares Rocha (SBG/Sede)

Karina Hattingh (SBG/Núcleo Centro-Oeste)

Sérgio Willians de Oliveira Rodrigues (SBG/Núcleo Centro-Oeste)

Antônio Zamunér (UFCAT)

Éder Martins (EMBRAPA)

Suzi Theodoro (UNB)

Secretaria contato: cursosbgnco@gmail.com (Roberto Candeiro)

 

Programação Geral

Curso 1Agrogeologia: uma ciência de interface

Ministrantes: Éder Martins e Magda Bergman

Carga Horária: 16 horas

Início: 13 de agosto de 2021 – término 14 de agosto de 2021 (NOVA DATA)

Datas: às sextas e sábados

Hora de início: 8:30h às 18:00h

Acesso virtual: o Curso será transmitido com o apoio da plataforma Zoom

Tópicos abordados: O que é Agrogeologia; Relação entre rochas, solos e plantas; Ciclos biogeoquímicos; Principais rochas para a agricultura (fertilizantes e remineralizadores); Recursos geológicos de fósforo; Recursos geológicos de potássio; Agrominerais regionais no Brasil; Zoneamento agrogeológico do Brasil; Características e manejo de remineralizadores; Características e manejo de fontes de fósforo; Características e manejo de fontes de potássio; Integração de agrominerais e fontes orgânicas regionais.

 

Curso 2Legislação e histórico

Ministrantes: Suzi Theodoro,  e Hideraldo Coelho, com participação de David Manning.

Carga Horária: 16 horas

Início: 03 de setembro de 2021 – término 04 de setembro de 2021

Datas: às sextas e sábados

Hora de início: 8:30h às 18:00h

Acesso virtual: o Curso será transmitido com o apoio da plataforma Zoom

Tópicos abordados: O que é uma Política Pública; Como são feitas as Leis e demais normas jurídicas; Lei 12.890/2013 - conteúdo e histórico; Usos e benefícios dos remineralizadores de solos  no mundo - David Manning; Instrução Normativa 05 e 06 de  2016; Entendendo os artigos da IN 05/2016; Quais são as garantias estabelecidas na IN?; Procedimentos para requerer um registro no MAPA; Passo a passo de um Registro para os remineralizadores; Quais são os materiais que possuem registro no Mapa; Outras possibilidades de registro para materiais derivados de rochas.

 

Curso 3Mineralogia aplicada à agrogeologia

Ministrantes: Andrea Sander e Fábio Andrade.

Carga Horária: 16 horas

Início: 17 de setembro de 2021 – término 18 setembro de 2021

Datas: às sextas e sábados

Hora de início: 8:30h às 18:00h

Acesso virtual: o Curso será transmitido com o apoio da plataforma Zoom

Tópicos abordados: Conceito de mineral, mineralóide e substâncias amorfas. Noções sobre rede cristalina e sistemática mineral. Ordem de cristalização e de alteração dos minerais. Taxas de intemperismo e tipos de intemperismo que atuam sobre os minerais, o papel dos microrganismos. Minerais como doadores de íons. A análise mineralógica e petrográfica: utilidade e informações resultantes. Fundamentos da difração de raios X. Obtenção e interpretação de difratogramas de raios X: posições dos picos, intensidades relativas e perfil dos picos. Análises mineralógicas qualitativas, quantitativas e semi-quantitativas. Amostras monominerálicas, poliminerálicas e argilas. Princípios do Refinamento pelo Método de Rietveld. Estudos de casos.

 

Curso 4Agrominerais e a produção vegetal

Ministrantes: Antonio Zamunér e Paula Machado.

Carga Horária: 16 horas

Início: 08 de outubro de 2021 – término 09 outubro de 2021

Datas: às sextas e sábados

Hora de início: 8:30h às 18:00h

Acesso virtual: o Curso será transmitido com o apoio da plataforma Zoom

 Tópicos abordados: Sustentabilidade na indústria mineral; Neutralidade climática, economia circular e materiais terrestres; Engenharia da sustentabilidade: Remineralizadores; Rocks for Crops; Nutrição mineral de plantas: Macronutrientes; Nutrição mineral de plantas: Micronutrientes; Biossolubilização: conceitos básicos; Biossolubilização de fosfato; Biossolubilização de potássio.

 

Patrocínio

Para viabilizar parte dos custos operacionais dos cursos e proporcionar valores atraentes às pessoas interessadas, contamos com o apoio gentil da empresa Edem Agrominerais, produtora de agrominerais fertilizantes - agradecemos enormemente por contribuírem com a disseminação e capacitação técnico-científica nas Geociências! Conheça melhor a Edem Agrominerais aqui.

Promoção

Sociedade Brasileira de Geologia

Realização

Núcleo Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Geologia

IV Congresso Brasileiro de Rochagem

 

Confira algumas notícias associadas ao tema

Remineralizadores de solo: um novo insumo para a agricultura brasileira - Portal Agro insight