Contato

PROFESSOR HERNANI CHAVES COMEMORA SEUS 80 ANOS


PROFESSOR HERNANI CHAVES COMEMORA SEUS 80 ANOS

 

                                                                                                                                                                          

 

Hernani Aquini Fernandes Chaves é Geólogo de Petróleo, Professor do Programa de Pós-Graduação em Análise de Bacias e Faixas Móveis da UERJ, Coordenador Científico do Curso de Especialização em Interpretação Sismoestratigráfica,Vice-Coordenado do INCT INOG - Instituto Nacional de Óleo e Gás.Geólogo de Petróleo, PV Emérito FAPERJ (Pesquisador Visitante), aposentado como Geólogo da Petrobras e como Professor Adjunto da Faculdade de Geologia da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Foi graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1958), com especialização em Geologia de Petróleo pela Universidade Federal da Bahia (1960), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000).

 

É Professor de Recursos Energéticos na Faculdade de Geologia e Economia de Petróleo na Faculdade Engenharia da UERJ. Na pós-graduação, ensina Estratigrafia Quantitativa e Avaliação de Bacias no Programa de Pós-Gradução em Análise de Bacias e Faixas Móveis da UERJ, atuando como Orientador no Programa de Pós-Doutorado pela UERJ e de orientador de doutorado registrado no CNPQ.

Atualmente é sócio emérito da AAPG (American Association of Petroleum Geologists), coordenador do Grupo de Pesquisas PETROUERJ, do CNPq, sócio da Sociedade Brasileira de Geologia, colaborador do IGCP - International Geological Correlation Program, chartered member - International Association for Mathematical Geology, membro de comissão permanente de E&P do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, assessor técnico-científico da FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, consultor da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, consultor da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, colaborador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, parecerista ad-hoc dos Anais da Academia Brasileira de Ciências.

Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomatemática, atuando principalmente nos seguintes temas: exploração de petróleo, avaliação econômica de recursos minerais energéticos, análise de bacias sedimentares, geologia do petróleo, estratigrafia de sequências e geomatemática.

É sócio da SBG desde 1963, tendo ocupado diversas posições na diretoria-executiva do Núcleo Rio de Janeiro e Espírito Santo. Atualmente é diretor vice-presidente e um dos mais entusiasmados organizadores do Congresso Brasileiro de Geologia 2018, que será na cidade do Rio de Janeiro.

Em 28 de fevereiro de 2016 estará fazendo 80 anos bem vividos, junto com seus familiares, amigos, colegas e alunos!

 

Parabéns Professor Hernani, vida longa e prosperidade!

Rio, 26 de fevereiro de 2016.

 

 

A Diretoria Executiva da SBG-RJ/ES

Sociedade Brasileira de Geologia

Núcleo Rio de Janeiro e Espírito Santo