Contato

Carta ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante.


A ABC, junto com a SBPC (na qual a SBG é filiada), a ANM e outras entidades, enviou carta ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em defesa do acervo online, que pode ser extinto por corte de verbas em 2016. 

 

Em carta endereçada ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), ao lado da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Nacional de Medicina (ANM), entre outras entidades, se manifestou contra o possível corte no repasse do orçamento do Portal de Periódicos da Capes, o que pode vir a causar a suspensão do portal.

 

No documento, as principais instituições científicas do Brasil destacam a importância da plataforma online que oferece conteúdo gratuito a estudantes e pesquisadores de todo o país. Em 2014, o site contabilizou em torno de 100 milhões de acessos.

 

A carta também foi assinada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec); pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti); pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem); pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) e pela Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC).

 

Leia a íntegra do documento em http://www.sbpcnet.org.br/site/arquivos/arquivo_467.pdf

 

Sociedade Brasiliera de Geologia

Secretaria