Contato

Serrapilheira abre edital para Geociências


Já estão abertas as inscrições para a terceira Chamada Pública de Apoio à Pesquisa Científica do Serrapilheira. Jovens pesquisadores têm até o dia 18 de dezembro para submeterem seus projetos, que devem propor perguntas fundamentais nas áreas de ciências naturais, ciência da computação e matemática. Lembramos que nosso foco não é na aplicabilidade, mas em pesquisas ambiciosas que busquem, sobretudo, compreender grandes questões da ciência.
 
Até 24 selecionados receberão um grant de até R$ 100 mil, cada. Abaixo, elencamos cinco dicas importantes sobre o edital para ajudar os candidatos a prepararem uma boa proposta. Conhece um/a jovem pesquisador/a que se encaixe nos requisitos? Não deixe de compartilhar este conteúdo.
 
Dica 1
Dedique tempo e reflexão às seguintes perguntas:

Qual é a pergunta fundamental levantada pelo projeto?
Qual é a hipótese do projeto?
Como os resultados do projeto vão fazer avançar o entendimento fundamental na área?
Por que esse projeto é importante e oportuno?

 
Essa seção é uma das etapas mais importantes no momento de avaliação das propostas.
 

Dica 2
Ao submeter sua proposta, você deve indicar até cinco artigos que mais foram relevantes na sua carreira. Explique com clareza:
 
o porquê da escolha;
os avanços científicos que os artigos trazem;
a relação deles com a sua proposta.

 

Dica 3
Ao submeter sua proposta, dedique atenção ao resumo expandido. Ele deve conter:
 
significância e originalidade do projeto;
a grande pergunta abordada;
metodologia;
resultados esperados.

 

Dica 4
Assegure-se de que a proposta esteja bem escrita em inglês. Lembre-se de que ela será avaliada por um painel internacional de revisores. Se necessário, garanta uma revisão profissional do texto antes da submissão.
 

Dica 5
curriculum vitae, de no máximo duas páginas, deve obedecer o padrão internacional e seguir estritamente o modelo da National Science Foundation que está disposto no edital.

Quer conferir outras dicas? Assista aqui à gravação da live em que respondemos a dúvidas dos candidatos.
 
Diversidade na ciência
Lembramos, ainda, que consideramos a diversidade essencial para promover ambientes plurais, propícios para lidar com perguntas ambiciosas. Por isso, nesta chamada, encorajamos especialmente a candidatura de mulheres, pessoas negras e de outros grupos sub-representados. No vídeo abaixo, falo um pouco mais sobre o assunto:
 
Aproveite para conhecer também o nosso Guia de boas práticas de diversidade na ciência, elaborado por um comitê de especialistas na questão.
 


Um abraço e até a próxima, 
Cristina Caldas
Diretora de Pesquisa Científica do Serrapilheira
 
Canais de dúvidas sobre a 3ª Chamada Pública de Pesquisa:
E-mail: chamada@serrapilheira.org
Whatsapp: +55 21 97430-9074