Contato

Notícias da Comissão de Geoparques


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

 

 

Geoparque Seridó pleiteia inserção em programa da UNESCO

Geoparque Seridó pleiteia inserção em programa da UNESCO

Equipe formada por profissionais das áreas de geologia, geografia, turismo, gestão, planejamento, dentre outras, esteve reunida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para dar início ao preenchimento do Formulário de Autoavaliação, item obrigatório para candidatura do Projeto Geoparque Seridó ao Programa Mundial de Geoparques UNESCO (UNESCO Global Geoparks) e Rede Mundial de Geoparques (Global Geoparks Network).

Informações acerca da identidade do geoparque, do território, da geoconservação, do patrimônio natural e cultural, da estrutura de gestão, da educação ambiental, do geoturismo e da economia regional sustentável são solicitadas no formulário.

“Esclarecer pontos específicos como a quantidade de geossítios, as estratégias e legislação de proteção e infraestrutura desses locais, se há programas de educação e qual a ligação entre a economia local e o geoparque, por exemplo, são pré-requisitos básicos para nossa candidatura”, afirma o professor e coordenador do projeto Geoparque Seridó, Marcos Nascimento.

O mesmo formulário será preenchido pelos avaliadores da UNESCO quando esses estiverem em visita ao território, o que ocorrerá após a entrega dos documentos necessários à candidatura.

“O projeto Geoparque Seridó foi elencado como prioritário pela governadora Fátima Bezerra. Ele irá alavancar a interiorização da atividade turística, gerando emprego e renda para as comunidades da região”, declarou a secretária de Turismo, Aninha Costa.

Estiveram presentes na reunião a subcoordenadora de qualificação da secretaria de Turismo, Cristiane Dantas, e a gerente de promoção internacional da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Nayara Santana.

Trâmites da candidatura

No último dia 22 de junho foi entregue ao Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty, na Divisão das Nações Unidas III, a Carta de Intenções, documento que mostra o interesse do território em se candidatar ao Programa Mundial de Geoparques UNESCO. Nessa carta constam informações sobre o território, formado pelos municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas, com cerca de 2.800 km2, incluindo os aspectos geológicos, biológicos e culturais; os apoios de diferentes entidades e algumas ações já realizadas nos últimos anos.

Já no dia 25 de junho o Secretário Geral da Comissão Nacional da UNESCO no Brasil, ligado ao Ministério das Relações Exteriores endossou tal carta de intenções e enviou para a Diretora Geral da UNESCO e para a Secretaria do Programa Mundial de Geoparques UNESCO, em Paris-França, documento apresentando o território do Geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte, afirmando que está convencido de que o Geoparque Seridó tem potencial e características únicas para efetivamente contribuir com o Programa Mundial de Geoparques UNESCO.