Contato

Nota de Pesar - Antonio Gomes Angeiras


 

 

ANTONIO GOMES ANGEIRAS

1943 - 2018

 

A Sociedade Brasileira de Geologia comunica com tristeza o falecimento de Antonio Gomes Angeiras no dia 30/09/2018.

Angeiras se formou em geologia no ano de 1963 na Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ), fez mestrado na Áustria (Universidade de Viena) em 1966. Fez também vários cursos na área de gerenciamento e MBA.

Trabalhou em empresas, institutos de pesquisa e universidades como mineração Aurizona, Brookfield Brasil, CPRM, DNPM, FGV e UFRJ (inclusive como organizador e curador do Museu de Mineralogia do Instituto de Geociências da mesma universidade). Suas pesquisas, de maneira geral, foram voltadas para mineralogia, reconhecimento de minerais e geologia econômica.

Um profissional polivalente, com mais de 50 artigos em periódicos no Brasil e exterior. Participou, entre os anos de 1964 e 2000, de  todos os Congressos Brasileiros de Geologia fato que fez questao de destacar em seu curriculum. 

Em 1979 foi premiado pela SBG - Núcleo do Rio de Janeiro com o troféu “Zé Carioca”, referente a administração técnica exercida a frente do Departamento de Geologia, na Empresas Nucleares Brasileiras (Nuclebrás).

 

A Sociedade manifesta condolências à família, amigos, colegas, alunos e ex-alunos.

 

Atenciosamente,

Sociedade Brasileira de Geologia