Contato

Nota de Sociedade Geológica de Portugal sobre o MN


Em nome da Sociedade Geológica de Portugal quero exprimir o nosso profundo pesar pela tragédia que hoje se abateu sobre o História e o Património Cultural do Brasil, com consequências irreperáveis para o futuro. Há, dramaticamente, património que se perde para todo o sempre, património que apenas alguns (muitos certamente) bafejados pela sorte de terem visto, de terem conhecido, de terem estudado, de terem visitado todo aquele acervo, poderão guardá-lo na sua memória. Mas boa parte da geração actual e, inevitavelmente as futuras, malogradamente nunca poderão dele fruir, conhecendo melhor a evolução de um dos maiores países do Mundo, na Grandeza, na História, no Povo, o nosso querido Brasil.
Também Portugal fica mais pobre, perde muito da sua História do tempo da Epopeia das Descobertas; também o Humanidade perde um pedaço importante de si própria.
Não podíamos, pois, deixar de exprimir a nossa total solidariedade para com o Brasil, subscrever o magnífico comunicado da Sociedade Irmã - a SBG - e pedir-vos para transmitirem a quem tem dedicado as suas vidas ao Museu Nacional que, na medida do possível, também podem contar connosco.
Um forte abraço aqui de Portugal,
 
José Carlos Kullberg
Presidente da Direcção da Sociedade Geológica de Portugal