Contato

49CBG - Resultados


O 49º Congresso Brasileiro de Geologia, realizado entre os dias 20 e 24 de agosto do presente ano, terminou e mais uma vez o evento foi realizado com grande sucesso graças ao empenho de uma comissão atuante e a forte participação da comunidade geológica.

Embora ainda não tenhamos os números oficiais, e isso pode demorar devido aos milhares de participantes e visitantes, sabemos que nossos índices de público continuam muito alto. Afinal, foram dezenas de sessões, dois simpósios específicos em paralelo com o Congresso, mesas-redondas, minicursos e reuniões (fechadas e abertas).

Soma-se ainda a EXPOGEO com dezenas de empresas e universidades e o GeoTheather onde houve o lançamento de vários livros nacionais. Outro ponto que merece destaque foi a presença de palestrantes internacionais.

Como um dos resultados diretos tivemos a “Carta do Rio de Janeiro” elaborada com propostas foram extraídas das grandes mesas temáticas do Congresso. Entre os temas discutidos estão “Geologia e Segurança”; a retomada do Setor de Óleo e Gás; a defesa das Instituições Públicas de Geologia e da Ciência Brasileira; e “Geologia, Mineração e os Recentes Desastres Ambientais”. A carta será encaminhada aos candidatos à Presidência da República, Câmara Federal, governos estaduais e assembleias legislativas.

 

Este importante documento, lido no encerramento do evento, pode ser lido na íntegra aqui.

 

Outro resultado são os Anais, totalmente open access, onde os participantes podem anexar as apresentações. Não existe nenhum prazo definido para que esse conhecimento disponível seja tirado do ambiente web. Confira aqui.

A Sociedade Brasileira de Geologia manifesta grande orgulho pelo resultado do Congresso e parabeniza o Núcleo Rio de Janeiro / Espítiro Sando da SBG pela organização que, assim como as anteriores mais recentes, mostrou que é possível contornar as dificuldades econômicas e políticas do país (que prejudicaram parte dos patrocínios ao evento) com soluções criativas, inovadoras e entusiásticas. Fizeram com amor, fizeram história.

 

Atenciosamente

Sociedade Brasileira de Geologia

Secretaria