Contato

Comissão Brasileira de Estratigrafia - CBE


 

 

Atendendo à demanda dos Associados, a SBG reativou a CBE na última reunião do Conselho Diretor. Esta nobre comissão, junto com seus membros, e  agora com regimento próprio aprovado e registrado, terá um importante desafio de uniformizar os termos que levam a hierarquia e definições estratigráficas no território brasileiro (Supergrupo, Grupo, Formação, Membro, ...) de acordo com os novos dados disponívies (principalmente aqueles nas áreas de geocronologia e geoquímica) desde a última publicação em 1986 (ver aqui ).

 

A comissão, em seus cargos estatutariamente  obrigatórios, une os pilares do connhecimento geocientífico brasileiro (academia, serviço geológico nacional e meio profissional) procurando, desta forma, definições equilibradas e sustentáveis ao longo do tempo.

 

Dirigente - Marco Antonio Caçador Martins Ferreira (UFG)
Secretário - Luiz Carlos da Silva  (CPRM - DEGEO)
Coordenador de Comunicação e Publicações - Roberto Salvador Francisco d' Avilla (PETROBRAS)

 

Os objetivos específicos da CBE no primeiro mandato de 2 anos são:
  • Atualização do Código Brasileiro de Nomenclatura Estratigráfica / Guia de Nomenclatura Estratigráfica. Publicação da 3a edição (1a em 1982, 2a em 1986) publicação via BJG - Brazilian Journal of Geology e via CD distribuído no 50 CBG;
  • Análise de propostas de revisão estratigráfica elaboradas por corpo especializado de consultores AdHoc;
  • Organização do Léxico Estratigráfico Brasileiro de acordo com a nova edição do Código Brasileiro de Nomenclatura Estratigráfica, incluindo a análise de equivalência de nomes de unidades litoestratigráficas.

 

Os Sócios interessados em colaborar serão mais que bem vindos devendo enviar e-mail para martinsmarco@gmail.com

 

 

Atenciosamente

Sociedade Brasileira de Geologia

Secretaria