Contato

Novo livro na área de Geopatrimônios, Geodiversidade e Geoturismo


 

 

A Serra da Canastra e o Rio Paraná

 

Esta obra aborda a transformação de conhecimento científico sobre a Terra em informação cultural que visa atender amplo público, incluindo estudantes de todos os níveis e turistas.

A história das paisagens e sua relação com a formação dos recursos naturais, a partir de 500 milhões de anos, é retratada aqui em linguagem com textos leves e técnicas visuais sofisticadas de arte digital.

O cenário abrange grande parte do vale do rio Paraná, desde as nascentes da Serra da Canastra, no Triângulo Mineiro, até a Foz do Iguaçu. Geleiras, mares, desertos e um extenso vale fluvial constituíram algumas das paisagens desta região. No vale fluvial, onde a renovação e diversificação da vida se concentraram, viveram e se desenvolveram os ancestrais dos mamíferos, os dinossauros e os mamíferos gigantes, culminando com os mamíferos modernos e a chegada dos humanos. As florestas e o cerrado também se alternaram no tempo e no espaço, acompanhando a evolução da fauna e do relevo.

Este livro é uma alternativa para aumentar o compromisso com a preservação dos patrimônios naturais, por meio da integração de conhecimentos científicos de várias áreas. Conhecer melhor a Terra por meio desta obra permite fortalecer o nosso vínculo com a natureza e a valorizar a vida em nosso planeta.

Confira em https://www.historiadaspaisagens.com.br/

 

Atenciosamente

Sociedade Brasileira de Geologia

Secretaria