Contato

IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PALEOINVERTEBRADOS – SBPI 2018 - 1ª CIRCULAR


O Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP) têm a satisfação de informar que no período de 08 a 10 de outubro de 2018 será realizado, em suas dependências, o IV Simpósio Brasileiro de Paleoinvertebrados – SBPI 2018. 


O Museu Nacional é a mais antiga instituição de pesquisa do país, abrigando a maior coleção de paleoinvertebrados da América do Sul. A implantação e a consolidação das ciências naturais no Brasil se confundem com sua própria história. Por isso, será uma honra sediar o IV SBPI, justamente no ano em que esta importante casa da ciência brasileira completará 200 anos. O evento fará parte oficialmente do calendário de suas comemorações, que será lançado no segundo semestre de 2017. 
Entre as instituições organizadoras do IV SBPI, com longa tradição em pesquisas paleontológicas, estão o Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional e o Departamento de Geologia do Instituto de Geociências (UFRJ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS).


O evento contará com palestras diárias, apresentações orais e em pôsteres, mesas redondas e reuniões com o intuito de manter discussões sobre a temática geral dos paleoinvertebrados, atualizando os profissionais da área e os alunos em formação sobre o que vem sendo feito no Brasil. 


Nesta edição o SBPI receberá também a II Reunião de Ostracodólogos do Brasil (ROB), que agregará ainda mais importância ao evento. Organizada pela Dra. Cláudia Pinto Machado (UCS) e Dra. Elenise Kátia Piovesan (UFPE), a reunião tem o objetivo de agregar os pesquisadores das diferentes áreas da Ostracodologia, visando integrar os estudos desenvolvidos no Brasil.


Além disso, entre os dias 8 e 10 pretende-se realizar minicursos com duração de uma hora, das 08:00 h às 09:00 h. Portanto, convidamos os interessados em oferecê-los para enviarem suas propostas com ementa para avaliação, através do e-mail 4simposiopaleoinvertebrados@gmail.com. Desde já adiantamos que o número de minicursos estará condicionado à infraestrutura do Museu Nacional.


Também está sendo organizada uma saída de campo posterior ao evento, provavelmente de dois dias. O período de submissão de resumos está previsto para maio e junho do ano que vem. As datas serão confirmadas na próxima circular. 
A Comissão Organizadora se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas e desde já agradece o interesse de profissionais e alunos em participar do evento. 

Atenciosamente,

Comissão Organizadora - 4simposiopaleoinvertebrados@gmail.com 
Presidente - Sandro Marcelo Scheffler (MN/UFRJ)
Vice-Presidente - Antonio Carlos Sequeira Fernandes (MN/UFRJ)
1º Secretário - Maria Izabel Lima de Manes (MN/UFRJ)
2º Secretário - Ismar de Souza Carvalho (IG/UFRJ)
1º Tesoureiro - Dionizio Angelo de Moura Júnior (MN/UFRJ)
2º Tesoureiro - Cláudia Pinto Machado (UCS)
Diretores de Divulgação e Publicação - Rafael Costa da Silva (CPRM/RJ) e Hermínio Ismael de Araújo Júnior (UERJ)

 

Rio de Janeiro, 11 de julho de 2017