Contato

Divulgação do livro "Fenômenos vulcânicos e a formação das Cadeias de Montanhas"


 

Conheça mais sobre o livro "Fenômenos vulcânicos e a formação das Cadeias de Montanhas" de Charles Darwin em https://www.catarse.me/Darwin2

Sobre o livro:
O livro é uma tradução inédita para o português, de um artigo escrito por Charles Darwin em 1838. Nele, Charles Darwin, descreve os efeitos do terremoto que atingiu Valdívia (Chile) em 1835. Ele discorre sobre o soerguimento lento e gradual da Cordilheira Andina, e coloca o terremoto como um efeito de alívio deste evento. Com a mesma abordagem ele propõe existir uma relação entre o fenômeno vulcânico com esta força responsável pelo soerguimento da Cordilheira. É um trabalho histórico, pré tectônica de placas. 

 

O que é e porque está sendo feito através de financiamento coletivo:

Basicamente estamos familiarizados com o modelo tradicional de impressão de livros, aonde escritores acadêmicos pagam para publicar os próprios livros científicos, seja com dinheiro próprio ou com verba de agências de fomento. São raras as editoras científicas/técnicas que bancam a impressão de livros (e neste caso exigem uma grande tiragem). No modelo de impressão tradicional, os custos finais do livro são geralmente mais altos devido aos riscos de o livro não ser vendido, associado aos custos de armazenamento nas editoras. A vantagem do modelo tradicional é a disponibilidade do livro em muitas livrarias técnicas. As desvantagens são a burocracia para pleitear (e obter) incentivos financeiros junto às agências de fomento, e consequentemente a demora para a impressão.

No modelo de financiamento coletivo, as pessoas que estão interessadas no livro contribuem antecipadamente com o valor correspondente a um exemplar. Caso seja atingida uma quantidade mínima para uma tiragem do livro, ele é impresso, e as pessoas que contribuíram recebem o exemplar (ou outra recompensa a escolher). Caso não seja atingida esta quantidade mínima, o dinheiro é devolvido aos participantes. As vantagens deste modelo são: (1) menor burocracia para a impressão do livro, (2) custos mais baixos por exemplar, uma vez que pode ser impresso somente a quantidade de exemplares previamente vendidos, (3) não é necessário que o autor banque sua própria publicação ou busque financiamento junto a agências de fomento. A desvantagem deste modelo é que muitas vezes o livro não fica disponível em livrarias técnicas.


O financiamento coletivo foi utilizado como o modelo de impressão deste livro, e já atingiu a quantidade minima para a impressão. Desta forma, todos os que contribuíram ou contribuirão, recebem o livro (a menos, é claro, que tenham optado por receber outra recompensa). Eu já utilizei este modelo para a reimpressão do livro "Observações geológicas em Ilhas Vulcânicas", também do Charles Darwin. A campanha foi bem sucedida, e os livros já foram entregues.
 

Qual público poderá se interessar pelo livro:
Professores, estudantes e demais profissionais de geologia, geografia, biologia e história.


Leandro V. Thomaz