Contato

“The Space Rock Stars of Brazil” - Matéria especial publicada no jornal The New York Times destaca trabalho da SBG para a regulação dos direitos de propriedade de meteoritos no Brasil.


O jornal estadunidense, The New York Times, um dos maiores do mundo, publicou matéria nesta terça-feira, 2 de setembro, que conta a saga de pesquisadoras brasileiras para obter meteoritos caídos em superfície nacional. Sob o título “The Space Rock Stars of Brazil”, a narrativa acompanhou o trabalho do grupo “Meteoríticas”, uma equipe de astrônomas que se dedica à busca de meteoritos, à sua incorporação ao acervo de museus e à divulgação científica, composto pelas astrônomas Dra. Maria Elizabeth Zucolotto (Museu Nacional - RJ), Dra. Diana Paula Andrade (UFRJ) e Dra. Amanda Tosi (UFRJ). Na ocasião, Dra. Zucolotto se deslocou ao Estado de Goiás, para encontrar a Presidente da Sociedade Brasileira de Geologia, Dra. Elisa Rocha (SBG / UFG), também coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Meteoritos da SBG, com a missão de se reunir com o coletor de um meteorito lá encontrado.

A história retrata com precisão as dificuldades de acesso de cientistas a meteoritos caídos em superfície nacional. A propagação da notícia de que as peças podem valer muito dinheiro, junto à ausência de proteção legal, faz com que pesquisadores tenham de se submeter a um mercado de compra destas rochas espaciais.

No caso narrado, as pesquisadoras precisaram negociar a aquisição junto ao coletor goiano, apesar de conscientizá-lo sobre a atividade científica e sobre a preservação dos objetos. “Não estamos tentando tirar nada de você”, disse Zucolotto ao coletor. “Estamos tentando manter isso aqui — no Brasil, em Goiás. Para a ciência, para todos que precisarem disso para pesquisa.”

A conscientização é um trabalho feito também junto às comunidades para desconstruir a visão de que meteoritos possuem apenas valor econômico. “Mostramos a eles o que é um meteorito”, disse, ao New York Times, Elisa Rocha, “para que, se um cair no quintal deles, saibam que não é apenas dinheiro — é conhecimento.”

A matéria também recorda a queda ocorrida em Santa Filomena, no ano de 2020, resgatando os relatos das pesquisadoras que estavam no local. Na ocasião, o Museu Nacional do RJ teve de desembolsar aproximadamente US$ 3.200,00 para adquirir um dos fragmentos de corpo celeste encontrados em solo pernambucano.

O jornal destacou também os esforços conduzidos pela Sociedade Brasileira de Geologia, que instituiu o Grupo de Trabalho sobre Meteoritos, ainda em 2020, voltado a reforçar a necessidade de regulamentação da propriedade das rochas espaciais caídas na superfície brasileira, de classificá-las como patrimônio cultural e de criar mecanismos de proteção da atividade científica. À publicação, Rodrigo Vesule, pesquisador em Direito Espacial e membro do Grupo de Trabalho, disse que a regulamentação “não se trata de confisco, mas de criar segurança jurídica e promover uma gestão responsável.”

Vale ressaltar que, atualmente, o Projeto de Lei nº 4471/2020 que visa instituir regras sobre a propriedade de meteoritos encontra-se aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, aguardando ser pautado para votação no Plenário. Se lá for aprovado, rumará para o Senado e, em seguida, se não houver qualquer revés, para a sanção presidencial.

A matéria completa pode ser acessada na versão digital do jornal The New York Times, através do link: https://www.nytimes.com/2025/09/02/science/brazil-meteorites.html .

Veículos brasileiros (Folha e O Globo) traduziram a matéria, e podem ser acessadas nos links:

Folha: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2025/09/grupo-de-pesquisadoras-caca-meteoritos-brasil-afora-para-preserva-los.shtml

O Globo:  https://oglobo.globo.com/brasil/epoca/noticia/2025/09/04/espaco-visto-do-brasil-conheca-o-trabalho-das-meteoriticas-e-a-ciencia-feita-por-mulheres-na-preservacao-de-meteoritos.ghtml

 

Quer ajudar na aprovação do PL 4.471/2020? Então vote na enquete da Câmara dos Deputados e concorde com a proposta apresentada! Nos ajude a repercurtir na comunidade.

Acesse pelo link: https://www.camara.leg.br/enquetes/2262081

 

Saiba mais:

Nosso blog Deriva Continental, em parceria com a Super!: https://super.abril.com.br/coluna/deriva-continental/a-quem-pertencem-os-meteoritos-que-podem-ter-caido-em-minas/

Matéria na Revista FAPESP: https://revistapesquisa.fapesp.br/cientistas-se-articulam-e-modificam-projeto-de-lei-sobre-meteoritos-que-caem-no-pais/

Notícia sobre a aprovação do PL4471/2020 na CCJC: https://sbgeo.org.br/home/news/1061 PROJETO DE LEI DOS METEORITOS É APROVADO NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.

Conheça a ficha de tramitação do PL4471/2020: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2262081

 

Grupo de Trabalho sobre meteoritos da Sociedade Brasileira de Geologia

Elisa Soares Rocha Barbosa (SBG / UFG), Maria Elizabeth Zucolotto (MN-UFRJ), Álvaro Penteado Crósta (UNICAMP), Rodrigo Vesule Fernandes (MWA), Débora Correia Rios (UFBA), Diana Paula Andrade (SAB / OV-UFRJ), Nathalia Hauser (UnB), Wolf Uwe Reimold (UnB), Simone Cerqueira Pereira Cruz (SBG / UFBA), Comissão de Geoética da SBG, Comissão de Direito Aeronáutico, Aeroportuário e Espacial da OAB/DF, Sociedade Astronômica Brasileira e Federação Brasileira de Geólogos.