Prezados Senhores,
Comunicamos a realização do curso: Classificação de Sondagens – Belém / PA
Data: 03 a 05 de agosto de 2016
Horário: 09h00 às 17h00
Local: Belém / PA
OBJETIVO
O curso “Classificação de Sondagens” propõe apresentar de forma expositiva e prática uma metodologia de trabalho para a descrição de amostras de solos e rochas, coletadas em sondagens diretas (trado, percussão e rotativa). Visa possibilitar ao profissional a compreensão dos processos que envolvem a classificação, em uma sequência que vai desde o recebimento das amostras até a apresentação final, no perfil individual de sondagem.
PÚBLICO ALVO
O curso “Classificação de Sondagens” é recomendado para Geólogos, estudantes de Geologia (último semestre/ano), engenheiros geotécnicos, técnicos de geologia e de geotecnia.
MINISTRANTE
Ivan José Delatim
Geólogo graduado pela Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT, e Mestrando pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP na área de Ensino e História de Ciência da Terra. Atua há trinta anos na área de Geologia de Engenharia, desenvolvendo atividades como residente, coordenador e supervisor em trabalhos geológico-geotécnicos para obras de infraestrutura como, pontes, estradas, Metro – Linhas Dois e Amarela; projetos Básicos e Executivos para PCHs (Pequenas Centrais Elétricas) e UHEs – Usinas Hidroelétricas, cujos trabalhos foram desenvolvidos no Brasil e América Central (Guatemala e El Salvador). Sócio-Diretor e Responsável Técnico da empresa SIGA – Serviços de Investigações Geotécnicas e Ambientais Ltda. Pela ABGE, coordenou a 5ª revisão do Boletim N° 3 da ABGE - “Manual de Sondagens” em 2013 e atualmente responsável pelo desenvolvimento e aplicação do Curso “Classificação de Sondagens” oferecido pela ABGE em parceria com a CPRM – Serviço Geológico do Brasil. É membro da nova diretoria da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental – ABGE.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1- A classificação de sondagem e sua importância para o entendimento da geologia em obras civis;
2- Normas, manuais e tabelas de parâmetros geotécnicos;
3- Os equipamentos necessários para classificação;
4- Os boletins de campo e fichas para classificação;
5- A importância e os cuidados com a amostragem (coleta, armazenamento e transporte);
6- Descrição/Classificação:
- Para as amostras de solo serão abordados: A classificação táctil-visual, que envolve a Identificação dos horizontes, estrutura, as frações do solo (granulométrica), resistência, cor e gênese, valendo-se de métodos práticos para identificação da fração do solo.
- Aula prática e apresentação dos resultados.
- Para os testemunhos de rocha serão abordados todos os parâmetros geotécnicos necessários a sua identificação, tais como: litologia, recuperação, alteração, coerência, fraturamento, IQR/RQD, características das descontinuidades e condutividade hidráulica, com enfoque para a classificação dos maciços rochosos.
- Aula prática e apresentação dos resultados.
7- O curso propõe também abordar as diferenças no enfoque da descrição/classificação de amostras, que existem entre as empresas executoras de sondagens e de projetos.
Inscrições e informações:
http://www.abge.org.br/classificacaodesondagensbe
Atenciosamente
Secretaria Executiva ABGE
www.abge.org.br
|