Contato

1ª edição do VAI TER MENINA NA CIÊNCIA foi um grande sucesso


Texto compilado por
Danilo Missias Teixeira
Doutorando em Ensino e História de Ciências da Terra - UNICAMP

 

 

Nos dias 23 e 30 de novembro do ano de 2019 aconteceu a 1ª edição do VAI TER MENINA NA CIÊNCIA, evento organizado pelas professoras Dra. Profa. Dra. Rosana R. S. Vargas, Profa. Dra. Kathia M. Honório, Profa. Dra. Rosely Aparecida Liguori Imbernon, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da Universidade de São Paulo, USP.

O evento teve como principal objetivo promover um momento de discussão de conteúdos, de forma lúdica e interdisciplinar, voltado para as mulheres, por meio de uma gama de atividades das várias áreas das Ciências.

O projeto recebeu mais de 500 inscrições, das quais foram selecionadas 40 alunas do ensino público e privado, que participaram de palestras e oficinas distribuídas nos dois dias de evento. Dentre as oficinas podem ser citadas a de Química Forense, Matemática, Genética, Nanotecnologia e Computação.

Na oficina de Geologia foi abordado o solo como recurso natural, composição e características e importância para o meio ambiente, demonstrando o potencial do evento para a divulgação das Geociências e para incentivar a atuação das mulheres na pesquisa científica.

A SBG parabeniza as organizadoras e, para o ano de 2020, fica a perspectiva para um evento onde os conceitos geocientíficos sejam o foco das discussões femininas. Assim, será possível promover o girl power na Geociências, que tal?

 

Acesse o relatório completo aqui